São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Piscina vira bar e quadra com novos acessórios

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

No calor de mais de 30ºC, o paulistano já elegeu o melhor lugar do verão: dentro da água. E, quem não tem praia, vai mesmo é para a piscina.
Para tornar mais agradáveis as horas gastas na piscina, as lojas encheram os estoques de acessórios especiais.
Estão à venda desde bóias para acomodar copos e garrafas até toalhas com um furo no meio, especiais para mesas com guarda-sol.
Os mais exigentes podem encontrar inclusive porta-copos feitos em pó de mármore, que absorvem a água (veja quadro abaixo).
Mas quem pensa que o local serve apenas para nadar, está enganado. A piscina já virou quadra, academia e salão de festas.
No clube Paineiras do Morumbi, o biribol é o sucesso da temporada. Esse "vôlei dentro da água" foi criado no Brasil há cerca de dez anos, na quente cidade de Birigui (520 km ao noroeste de SP).
Ideal para piscinas com profundidade de 1,5 metro, a prática do esporte já garante a venda de kits –com rede, travas e bola– e atrai pessoas de todas as idades.
"O pessoal até briga para usar a piscina, por isso, o clube já está construindo outra", diz Haroldo Wonsowsks, do Paineiras.
As regras são simples: as equipes podem ter dois ou quatro jogadores, a partida começa com um saque e devem ser dados até três toques por equipe.
O pólo aquático exige mais preparo. Segundo o técnico da equipe do Paulistano, Mário Ramos Maroni, 39, os jogadores devem dominar três estilos de natação: crawl, costas e clássico.
É que durante os quatro tempos de sete minutos cada, ninguém pode pôr os pés no chão e também é proibido segurar a bola com as duas mãos.
Quem quer praticar em casa, pode construir um gol com tubos de PVC com 1,5 metros de largura. Nas piscinas pequenas, o número ideal de jogadores é três por time, com revezamento no gol.
A hidroginástica é uma alternativa para quem não tem acompanhante. A professora Cláudia Morgado, 25, da academia Competition, recomenda exercícios leves, como a corrida.
"O importante é levantar bem o joelho, manter o ritmo e encostar o calcanhar no chão a cada movimento", diz.
Festa
O parque aquático The Waves, em Santo Amaro (zona sul), virou opção para quem quer festejar. O clube recebe reservas de grupos a partir de 10 pessoas e garante ingresso no dia e hora preferidos.
O The Waves dá descontos progressivos para os grupos, ou seja, quanto mais gente, maior o desconto. O ingresso individual, para quatro horas, custa R$ 18,00.
Não há proibição para quem quiser levar comida ou bebida, mas o parque tem três lanchonetes para atender aos clientes.
O clube conta ainda com cabines para troca de roupa e guarda de objetos pessoas, além é claro, das seis piscinas.

Texto Anterior: Torta de Blueberry
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.