São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
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Curso simula entrevista à TV

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma luz forte é direcionada para o entrevistado. Ele ouve a pergunta do repórter e o microfone se aproxima de sua boca. Tem dez segundos para dar a resposta –e deve ser uma resposta positiva para sua empresa. E agora?
Boa parte dos seminários oferecidos por empresas de comunicação ensina como lidar com situações como essa. Simulações de entrevistas para a TV costumam ser realizadas com cada participante. O resultado é mostrado e os erros apontados viram lições.
Assim, percebem que é preciso ser objetivo e claro nas respostas, não engolir letras, olhar para a câmara, manter a calma e até a ajustar o nó da gravata antes de gravar.
Em geral, esses seminários também preparam gerentes e diretores para as surpresas que eles podem ter ao ligar a TV ou abrir o jornal no dia seguinte. Uma entrevista de uma hora, por exemplo, pode resultar em uma simples nota.
Segundo a jornalista Vera Dias, os executivos costumam se queixar dos resultados das conversas com jornalistas. "Eles precisam compreender que cabe ao repórter selecionar as informações."
Mas há surpresas mais felizes. No início do ano, Luiz Caruso, 57, da Xerox, deu uma entrevista sobre o Projeto Mangueira. Foram dez minutos e não mais que quatro perguntas. "Saiu meia página, com foto de crianças vestindo a camiseta da empresa", festeja.

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