São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor Vincenzo Consolo ganha prêmio literário

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A União Latina, entidade sediada em Roma e que reúne 29 países de língua latina, concedeu seu prêmio internacional ao escritor italiano Vincenzo Consolo, autor de "Le Pietre de Pantalica" (seu primeiro romance, de 1963), "Nottetempo, Casa per Casa" (prêmio Strega 1992) e "L'Olivo e l'Olivastro" (sua obra mais recente).
Entre os concorrentes, estavam ainda o italiano Alberto Arbasino, a portuguesa Agustina Bessa Luis e a brasileira Nélida Pi¤on, entre outros. O júri foi composto pelos escritores Stefano Rolando (presidente), Jorge Amado, José Saramago, José Donodo e outros.
Para o júri, Consolo integra "a tradição dos grandes escritores sicilianos, com raízes no antigo berço grego e olhos projetados para a Europa". Além de US$ 12,5 mil, Consolo terá uma obra traduzida em todas as línguas neolatinas.

Texto Anterior: Via láctea; Pêndulo; Laser
Próximo Texto: A volta do abuso "científico"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.