São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Pai de vítima quer nova investigação

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

Jim Swire, pai de Flora, morta aos 23 anos na explosão do avião da Pan Am, lidera uma campanha por uma nova investigação sobre o atentado de Lockerbie.
Ele acredita que as circunstâncias envolvendo a investigação do caso mostram que houve ocultação de provas e uma preocupação para proteger a Síria e o Irã.
Em entrevista à Folha, Swire disse que acredita na inocência dos dois líbios acusados pelos EUA. Para ele, os dois deveriam receber um julgamento justo para que a partir daí seja esclarecida a verdade sobre o vôo 103.

Folha - Por que o sr. duvida da versão oficial do atentado?
Jim Swire - A versão oficial simplesmente não se sustenta. Não é apenas a questão de se ter cometido erros, mas de se ter inventado provas para fazer a versão parecer plausível. O que parece ter acontecido é que os serviços de inteligência, particularmente dos EUA, mas também do Reino Unido e da Alemanha, criaram juntos esta história.
Folha - O sr. acredita que os dois acusados teriam um julgamento justo no Ocidente?
Swire - Eu conversei com vários advogados na Escócia sobre isso. Eles não acreditam que os dois acusados terão um julgamento justo na Escócia. Este foi o aviso que eles deram ao advogado líbio responsável pelos dois.
Folha - O sr. acha que os líbios são inocentes?
Swire - Hoje eu acho que eles são inocentes. Na última vez que fui a Trípoli (Líbia), eu achava que eram culpados, antes de saber muito do que sei hoje. Mas ainda quero, mais do que tudo, um julgamento justo, numa corte justa.
Folha - Nós vemos hoje processos de paz no Oriente Médio e na Irlanda do Norte. O sr. é otimista em relação a um futuro sem terrorismo?
Swire - Sim, eu sou. Esta é outra razão para que nós tenhamos um novo julgamento. Até que isso aconteça, eu não vejo como nós podemos retomar relações com a Líbia, o que eu gostaria de ver.
Os parentes das vítimas não querem apenas encontrar a verdade, mas minimizar as chances de uma coisa dessas acontecer de novo. E a melhor forma de ter certeza de que não haverá nenhuma atividade terrorista entre Líbia e Reino Unido é estabelecendo relações normais entre os dois países.
(RS)

Texto Anterior: Filme traz nova versão para Lockerbie
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.