São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994 |
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Estrangeiro sofre para usar carro na China The Independent TERESA POOLE
Assim, durante as últimas semanas as tagarelas classes expatriadas de Pequim pararam de se preocupar com a economia superaquecida ou com possíveis turbulências políticas após a morte de Deng Xiaoping. A pergunta é: Você já pegou a nova placa de seu carro? Os veículos de Pequim precisam ser registrados novamente porque o sistema está um caos. A troca de placas se tornou o passatempo favorito dos carros e táxis chineses. Mas, por motivos conhecidos somente pelas autoridades, são os carros dos estrangeiros que precisam ser registrados primeiro. A odisséia começa no sul de Pequim, para apanhar um formulário de visto do carro no Departamento de Assuntos Automotivos. A próxima parada é o Departamento de Teste e Inspeção de Automóveis, convenientemente localizado na região norte da cidade. No caminho, paramos no instituto de beleza de carros –uma máquina que realiza a limpeza a vapor obrigatória do motor e do chassis. O teste exige que o carburador tenha boa aparência. O carro é parado diante dos portões do departamento de testes, temporariamente fechado devido ao congestionamento no pátio. Uma vez dentro dos portões, alguns carros são mais iguais que os outros. A China tem um código de cores para as placas –assim todos sabem quem realmente tem o direito de passagem. Placas brancas para os militares e a segurança pública, pretas para estrangeiros, verdes para os chineses comuns e vermelhas para os ônibus públicos e caminhões. A nova regulamentação para veículos introduz mais uma cor, o azul, para distinguir particulares dos carros de empresas. A seguir, os melhores momentos das dez horas seguintes na vida do modesto carro do The Independent: fila para pagar o depósito do teste, fila para a inspeção dos números do motor e do chassis, fila com cem outros veículos para a primeira passagem pelas baias de teste computadorizado, fila para o conserto dos freios. Fila para a segunda passagem por testes computadorizados, os freios de novo não passam. Voltamos para os especialistas em freios, fila do teste, os freios são aprovados. Fila para preencher o formulário de visto do carro, fila para pagar pelos testes, fila para validação do formulário. Nos dias seguintes, o carro foi levado para tirar seus três retratos. Há dezenas de centenas de carros Xiali vermelhos como o do The Independent em Pequim, todos idênticos, mas cada um precisa tirar suas próprias fotografias. Apenas mais um obstáculo surge antes que possamos pegar as placas do outro lado da cidade: um guarda insiste que entremos na fila de mão única para a saída, embora ela vá ficar bloqueada por horas pelos veículos que esperam a inspeção do número do motor. Ele escapa com vida, mas por pouco. Tradução de Gladys Wiezel Texto Anterior: Tiro atinge a Casa Branca Próximo Texto: Dança relaxa elite do Haiti Índice |
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