São Paulo, domingo, 18 de dezembro de 1994
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'Outlet' é opção para pequeno fabricante

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os shoppings de fábrica, também chamados de "outlet centers", começam a se tornar um canal de venda de pequenos e médios empresários.
Só nos últimos quatro meses, três novos centros comerciais do gênero foram abertos na região da Grande São Paulo: SP Market Center, Shopping D e Castelo, somando um total de 784 lojas.
Outros dois têm inauguração prevista para 1995, o Kids Small Price, para crianças, e o Vale Desconto, para público diversificado, que está sendo construído em São José dos Campos (97 km a nordeste de São Paulo).
Inspirados nos "factory outlet centers" norte-americanos, os "outlets" têm como diferencial as taxas de condomínio e de locação mais baixas, em geral, que a dos shoppings tradicionais.
Em compensação, não oferecem o mesmo conforto. Não têm escadas rolantes nem ar-condicionado e estão instalados em áreas menos nobres da cidade.
No shopping center Norte, por exemplo, o aluguel corresponde a 7%, em média, do faturamento das lojas. Há um piso mínimo que varia entre R$ 63 e R$ 84 por m2. A taxa de condomínio gira em torno de R$ 15 o m2, já com IPTU.
No shopping D, os lojistas pagam R$ 22 de aluguel e R$ 12 de condomínio por m2. No Castelo, o aluguel varia de R$ 30 a R$ 40 e o condomínio, de R$ 6 a R$ 7.
Ao contrário dos "outlets" americanos, os brasileiros são ocupados por pequenos e médios fabricantes.
Como em qualquer ponto comercial, cobram luvas (uma taxa pela cessão do ponto), além de aluguel e taxa de condomínio (veja quadro ao lado). Os lojistas devem contribuir ainda para um fundo comum de propaganda.
Rubens Rodrigues, 47, dono da Ssissa Confecções, tem lojas nos "outlets" SP Market Center e no shopping D.
"Nos shoppings tradicionais os custos são muito altos." Segundo ele, entre luvas e construção de cada uma das lojas de 24 m2, foram gastos cerca de R$ 60 mil.
Celso Rossi, 30, também apostou em "outlet". Ele é dono da Alkahest, uma loja de bijuterias no Castelo. Para abrir a loja de 40 m2, investiu R$ 10 mil.
No shopping D, os quiosques são uma alternativa para quem tem pouco capital. Segundo Mauro Motta, diretor de marketing, o contrato de locação é de seis ou 12 meses. "Cobramos taxa de adesão de R$ 1.000 e aluguel mensal de R$ 100 por m2."

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