São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lopes defende política cambial

DA REPORTAGEM LOCAL

Em suas palestras e consultorias, o economista Francisco Lopes tem manifestado as seguintes opiniões sobre o programa de estabilização:
Plano Real - vai muito bem. O negócio é nào fazer nada de diferente, manter o curso do plano que o sucesso é inexorável.
Política cambial - está certa. A cotação do dólar vai subir, mas lentamente. O dólar só chega a R$ 1 em no mínimo um ano. Talvez dois.
Metas monetárias - o estouro é sinal de sucesso, não de fracasso. É sinal de que as pessoas confiam no real e o querem no bolso.
Inflação - a flutuação dos índices de preço ao consumidor é normal. Não é inflação, é variação de preços realtivos. O certo é olhar para o Índice de Preços no Atacado da indústria, que tem andado perto de zero.
Cenário - inflação baixa em janeiro, fevereiro e março. Sobe em abril, mas não deve chegar a 3%.
Aquecimento - as medidas anticonsumo foram corretas.
Salários - é uma enorme bobagem essa idéia de dar o IPC-r de uma só vez para as categorias que ainda não tiveram e extinguir o indexador. Os defensores dessa idéias acham que se dá o "salariaço" e aí desindexa. Mas não é isso que acontece. Você dá o "salariaço" e aí mesmo é que volta forte a indexação salário-preço.

Texto Anterior: Murros na mesa
Próximo Texto: Tesoureiro de Maciel confirma conta-fantasma à PF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.