São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce o número de malas extraviadas

VINÍCIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

As queixas sobre extravio de bagagem aumentaram 22% em relação à primeira metade do ano (leia texto abaixo) na Associação de Vítimas de Atrasos Aéreos (AVA). As companhias aéreas –Vasp e Varig– dizem que a taxa de extravio de bagagens permanece na média histórica (0,1% do total, segundo a Vasp).
Em comparação com o primeiro semestre, a Vasp vem transportando sete vezes mais passageiros por mês. Na Varig, o aumento foi de 20% nos últimos dois meses.
Eduardo Godói, assessor de imprensa da Vasp, atribui a irritação dos passageiros à explosão do consumo de passagens aéreas.
"Perder as malas é como um assalto. Você nunca acha que vai acontecer com você, mas ocorre em todas companhias aéreas do mundo", diz Godói.
Tanto a Varig como a Vasp admitem que o serviço de atendimento aos "sem bagagem" não aumentou na medida do aumento do número de vôos.
O dentista Rodrigo Venticinque chegou na quarta-feira passada de Miami, sem suas malas, e sentiu o problema. Estava estudando na Califórnia. Ficou sem sua pesquisa e todas as suas melhores roupas.
Perdeu horas nos EUA e no Brasil tentando falar com a Vasp, com os telefones de atendimento permanentemente ocupados. Passou o último domingo no aeroporto de Guarulhos, procurando sua bagagem, que não achou até hoje.
Outro problema é a sobrecarga de bagagem, principalmente nos aviões vindos de Manaus e Miami.
Godói, da Vasp, diz que devido a esta sobrecarga muitas vezes o passageiro viaja num vôo sem a bagagem que despachou. Caixas e malas chegam depois, até em vôos de outras companhias. Os passageiros só sabem do "divórcio das malas" no desembarque.
(Vinicius Torres Freire)

Texto Anterior: Polícia aponta mulher como mandante
Próximo Texto: Vítimas formam associação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.