São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carros devem ser vistoriados a partir de 95

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de 95, todos os carros da cidade de São Paulo deverão passar por uma vistoria anual para averiguar se estão poluindo acima do limite estabelecido por lei.
O projeto de lei que regulamenta a fiscalização deve ser votado hoje na Câmara e está sendo criticado por vereadores e técnicos da Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia Ambiental).
Pelo projeto, a prefeitura fará uma licitação para escolher uma empresa que irá gerenciar o sistema de fiscalização.
A empresa vencedora deverá montar uma rede de oficinas que irá medir o grau de emissão de poluentes dos carros.
Após a inspeção na oficina, o veículo recebe um certificado positivo e pode ser licenciado. Sem esse certificado, o carro não receberá a licença para rodar.
A instalação do sistema de fiscalização será pago pela empresa que ganhar a concorrência. Em troca, ela poderá operar o sistema por 15 anos, cobrando dos motoristas taxas pela inspeção.
A prefeitura receberá apenas 3% do valor arrecadado pela empresa. Segundo o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf, esse dinheiro será usado para fiscalizar as oficinas.
Ontem, o vereador Maurício Faria (PT) criticou o projeto afirmando que o sistema de inspeção deveria ser criado no âmbito do Estado. "Do total de carros que circulam em São Paulo, 15% são de cidades da região metropolitana, e estes não serão controlados", diz.
Faria divulgou um ofício assinado por técnicos da Cetesb que criticam o projeto. O documento afirma que a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente não tem corpo técnico especializado para fazer a licitação e fiscalizar o funcionamento do sistema.
O secretário Werner se defende afirmando que a prefeitura fez um convênio com o governo do Estado pelo qual a Cetesb deverá colaborar na parte técnica do projeto.
"Alguns técnicos do órgão estão se recusando a colaborar; se isso ocorrer vamos trazer um especialista do exterior", disse Werner. Para o secretário, a prefeitura "está cumprindo seu papel legal" ao fiscalizar a poluição dos carros.

Texto Anterior: Número de mortos em acidente sobe para 12
Próximo Texto: Sessão dura mais de 6 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.