São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo volta a promover festival de música

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Rede Globo e a ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos) promoverão um festival de música popular em 1996. A idéia é garimpar talentos entre os novos cantores e compositores do país.
Representantes da emissora e da ABPD se encontraram na semana passada para fechar o acordo que viabilizará o festival.
A Globo vai transmitir todo o evento, que reunirá 30 pares de artistas. Cada dupla terá um cantor consagrado e outro em começo de carreira.
Os famosos não participarão da disputa. Serão apenas "padrinhos" dos iniciantes, que concorrerão entre si.
Provavelmente, o festival se dividirá em cinco programas. A Globo exibirá um por semana, ao vivo, logo depois da novela das oito. As datas ainda estão indefinidas.
Seis duplas se apresentarão em cada programa. Depois de fazer um rápido show, o cantor de renome chamará seu "afilhado" ao palco. O novato interpretará, então, uma música inédita.
Os telespectadores irão atuar como jurados. Escolherão os artistas preferidos via telefone, à maneira do "Você Decide". Vence quem tiver mais votos. Por enquanto, o prêmio, em dinheiro, não foi estipulado.
A Som Livre, braço discográfico das Organizações Globo, deverá produzir dois CDs no rastro do festival –um com os "padrinhos", o outro com os "afilhados".
"Tudo o que conseguirmos arrecadar vendendo o álbum dos artistas consagrados pretendemos reverter para o combate à pirataria no mercado fonográfico", diz João Araújo, presidente da Som Livre e diretor da ABPD.
A associação congrega, além da própria Som Livre, as cinco maiores gravadoras do país: Sony, Polygram, BMG-Ariola, Warner e EMI-Odeon.
A Globo e a ABPD planejavam realizar o festival entre maio e junho do próximo ano no Metropolitan, casa noturna da zona sul carioca. Mudaram de idéia porque encontraram problemas para adequar as datas da disputa à agenda dos artistas veteranos.
Nenhum dos organizadores revela a lista dos astros que irão apadrinhar o evento. Especula-se que nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa dificilmente ficarão de fora.
Na década passada, a Globo patrocinou várias competições do gênero. A última, o "Festival dos Festivais", ocorreu em 1985.

Texto Anterior: Censura libera "Assassinos por Natureza" no Reino Unido
Próximo Texto: Folha discute "A Imagem do Negro"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.