São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Director' permite alta qualidade do trabalho

MARIA DA GRAÇA PIMENTEL; EDSON MOREIRA

O "Director" é o mais amplo entre os três programas analisados. Sua capacidade para gerenciar mídias tais como áudio, imagens, sequências de vídeo e animações com controle refinado de cores é limitada somente pela criatividade do usuário. A animação produzida é de altíssima qualidade.
Um ponto forte do programa é o nível de interatividade alcançado nas produções; o usuário final pode interagir com os objetos que formam a animação. Isso porque os objetos são controlados por scripts que permitem associar atributos e funções a cada objeto que compõe a animação.
O "Director" organiza o processo de produção de uma apresentação de forma estruturada –textos, scripts, paletas de cores e sons podem ser editados utilizando ferramentas dedicadas, cada uma com sua própria janela. As tarefas de criação de um CD-ROM, por exemplo, poderiam ser feitas por profissionais especializados em cada tipo de objeto.
O processo de gerenciamento –em que todos os elementos são analisados e interligados para o resultado final da animação– também é feito de modo estruturado.
Ferramentas como Score e Cast são utilizadas em janelas próprias e têm suas funções integradas. Score gerencia a sequência da apresentação, definindo a ocorrência de cada objeto (gráficos, áudio, etc.) no decorrer do tempo. Cast apresenta uma lista com cada objeto de uma animação, permitindo o acesso imediato à ferramenta de edição associada.
Os módulos do programa são bastante complexos, exigindo treinamento extenso para produzir animações relativamente simples.
É possível importar arquivos em vários formatos de armazenamento de imagens, áudio, animações e filmes digitais. Estes arquivos podem ser incorporados ao arquivo de apresentação ou, em alguns casos, pode ser criado um link (ligação) entre eles e a apresentação.
Nesse caso, para inserir um arquivo de música em uma apresentação, pode-se criar uma ligação da apresentação para o arquivo de áudio em vez de duplicá-lo.
O link não funciona, por exemplo, para arquivos de animação. Neste caso, o "Director" copia cada quadro da animação para a apresentação sem compactar.
Os manuais são completos, mas de difícil manuseio. Entretanto, na contracapa de cada um existe um resumo informativo muito útil.
Outra característica interessante é sua grande capacidade de controle de gravação para CD-ROM.
O "Director" não tem controle total da memória da máquina, o que leva a queda no tempo real da apresentação. Apesar de se poder especificar a velocidade de apresentação entre 1 e 60 frames por segundo, não é possível alcançar 20 frames/segundo em animações mais complexas. (MGP e EM)

Texto Anterior: Recursos do 'Animator Pro' poupam usuário
Próximo Texto: 'ScreenCam' é simples e barato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.