São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recursos do 'Animator Pro' poupam usuário

MARIA DA GRAÇA PIMENTEL; EDSON MOREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O "Animator Pro" cria e gerencia animações quadro a quadro –animações que consistem no playback de uma sequência de quadros previamente armazenados.
O programa usa o padrão Flic para armazenamento das animações. Ele armazena completamente o primeiro quadro da animação e, depois, somente as diferenças em relação ao quadro anterior, resultando em economia de memória e em rapidez de execução.
O módulo principal consiste de um excelente conjunto de ferramentas para desenho e editoração. A interface permite combinar ferramentas de desenho com diversos efeitos. Por exemplo, o usuário pode escolher a ferramenta para construir estrelas e combiná-la ao efeito vidro, tendo como resultado uma estrela de vidro.
Outra boa função é disponível através do menu Optics, que permite fazer movimentos tridimensionais com objetos. Uma animação em movimento (como a tela de uma TV) poderia viajar pela tela, fazer uns giros e depois desaparecer no infinito.
Existe também a ferramenta Tween, que permite que se façam apenas o início e o fim de um movimento –de uma pessoa, por exemplo. O Tween calcula os quadros intermediários.
O "Animator" inclui, ainda, o utilitário "Poco Program", com o qual usuários avançados podem criar seus próprios programas e com isso aumentar a capacidade do "Animator" e também atender a especificações de roteiros mais exigentes.
O pacote inclui o "Aniplay", que é o executor das animações propriamente dito, e funciona tanto no modo interativo quanto interpretando um arquivo Script.
No primeiro caso o "Aniplay" é carregado e através dele as animações são escolhidas e ativadas. Já no segundo caso, o usuário cria um arquivo de roteiro (script file) no qual são especificados os passos da animação –podendo incluir imagens, animações e interatividade. O "Aniplay" interpreta o arquivo de roteiro.
Outros utilitários estão incluídos, como por exemplo o "Flitape", que direciona um arquivo de animação para o vídeo. Nesse caso, é necessário ter um videocassete especial com opção de controle por computador, uma placa para controlá-lo e outra placa para exportar a imagem para o vídeo. O Flitape grava toda a animação automaticamente no vídeo, gerando um produto profissional.
Os manuais que acompanham o pacote são de boa qualidade, com tutoriais e guias de referência rápida. O primeiro contato com o produto exige um certo trabalho de aprendizado. Uma vez entendida a mecânica do software, a produção de apresentações complexas exige pouco esforço.(MGP e EM)

Texto Anterior: Saiba como foi feito o teste
Próximo Texto: 'Director' permite alta qualidade do trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.