São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Discos flexíveis estão ameaçados de extinção

LUIZ FERNANDO SANTOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No prazo de um ano, o CD-ROM, disco compacto para leitura de informações, deve aposentar os disquetes flexíveis, que há mais de uma década têm sido utilizados para gravação de dados.
Essa é a principal aposta da indústria de informática e diversas empresas estão se mobilizando para garantir a dianteira na reta de largada desse mercado, apresentando produtos que permitem ao usuário pessoal fazer gravações.
Esse é o caso do "Corel CD Creator", programa de apoio para gravação de CDs, mixando áudio e dados, lançado no mercado norte-americano pela Corel. Projetado para operar em sistemas multimídia, o programa exige acionadores de disco CD próprios para gravação, já disponíveis nos Estados Unidos e cujo preço tem se tornado cada vez mais atraente. A indústria acredita que até o final de 95 um gravador de CD deve custar menos de US$ 1.000.
O software da Corel, oferecido por US$ 299, exige máquinas 486 com velocidade de 33 MHz, 8 Mbytes de memória RAM e pelo menos 200 Mbytes de disco rígido. Com o programa o usuário vai poder personalizar seus discos CD, com capacidade de armazenar 74 minutos de áudio digital ou 650 Mbytes de dados.
Entre os recursos do 'CD Creator", destacam-se o editor de trilhas sonoras "Audio Tracks Editor" e o editor de arquivos de dados "Data Files Editor". (LFS)

Texto Anterior: Corel anuncia 'Photo-Paint' sofisticado
Próximo Texto: Corel quer invadir casas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.