São Paulo, quarta-feira, 21 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Parque abriga mais de 200

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O parque Lafayette, que fica em frente à parte norte da Casa Branca, serve de residência para pelo menos 200 pessoas durante o ano.
Dez delas moram ali desde a década de 60, com cartazes contra as armas nucleares, e prometem ficar até que todas as dos Estados Unidos sejam desmontadas.
As outras são remanescentes do movimento hippie, na faixa dos 50 anos, que se vestem e se comportam como nos tempos de paz e amor, e mendigos. A praça é ponto tradicional de manifestações de protesto contra o governo.
Ela foi concebida pelo arquiteto que desenhou Washington, Pierre L'Enfant, para ser o parque do presidente, seu nome original.
Em 1824, foi rebatizada em homenagem ao marquês de Lafayette (1757-1834), general francês que ajudou os EUA em sua guerra de independência.
A estátua que domina o parque é do sétimo presidente do país, Andrew Jackson. As outras quatro são de militares estrangeiros que lutaram pelos Estados Unidos: Lafayette, Rochambeau, Kosciusko e Von Steubern.
Uma fileira de casas em estilo colonial inglês no lado oeste do parque foi salva de demolição em 1961 por John Kennedy, que contratou o arquiteto John Warnecke para restaurá-las.
(CELS)

Texto Anterior: Guardas da Casa Branca atiram em mendigo armado de uma faca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.