São Paulo, quinta-feira, 22 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAE vai ter poderes ampliados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos), que hoje abastece o governo com informações sobre a conjuntura interna, terá seus poderes ampliados no governo Fernando Henrique Cardoso.
FHC quer que o futuro titular da SAE, embaixador Ronaldo Sardenberg, tenha o papel de um "periscópio", para informá-lo sobre as tendências no exterior e seus efeitos no país.
O presidente eleito anunciou que, em breve, nomeará um funcionário encarregado de gerenciar exclusivamente o setor de informações. A parte de "visão estratégica" ficará com Sardenberg.
"Não precisamos mais de arapongas que bisbilhotem a vida de uns e de outros com fins políticos", disse FHC. "O Estado moderno não precisa de disfarces, apenas de informações".
Sardenberg vai substituir o almirante Mário César Flores. O futuro ministro além de diplomata é advogado formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em sua carreira no Itamaraty, el chefiou a embaixada brasileira na extinta União Soviética (1989-1990).
Desde de 1990 é o representante brasileiro junto às Nações Unidas, em Nova York (EUA). Em outubro de 93, presidiu o Comitê de Sanções contra a ex-Iuguslávia.
Colaborou a Redação

Texto Anterior: Eleito quer reduzir sonegação do ITR
Próximo Texto: FHC quer Ministério da Defesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.