São Paulo, quinta-feira, 22 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC quer Ministério da Defesa

GABRIELA WOLTHERS; DANIEL BRAMATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Apesar de já ter se declarado a favor da criação do Ministério da Defesa, o presidente eleito Fernando Henrique Cardoso disse ontem que não pretende reformular os ministério militares a curto prazo.
"Quero deixar claro aqui, depois que vi algumas informações nos jornais, que efetivamente no mundo moderno se marcha para a criação do Ministério da Defesa. Isso não é desconhecido de nenhum dos ministros que foram convidados para o exercício das pastas militares", disse FHC durante seu pronunciamento.
Mas o futuro presidente completou em seguida que "esta matéria não pode ser imposição de um presidente da República".
Mais uma vez reforçando a tese de que em seu governo não haverá ações drásticas, FHC disse que a proposta merece "reflexão", que será feita "com naturalidade".
Não querendo entrar em conflito com os setores militares de seu governo, o tucano ressaltou que o ritmo de reformulação destas pastas "será definido pelos maiores interessados" –ou seja, os próprios militares.
O Ministério da Defesa englobaria as três pastas militares –Marinha, Exército e Aeronáutica. Além de dar maior unicidade às ações militares, os defensores da proposta alegam que se evitaria a pulverização dos recursos orçamentários.(GW e DB)

Texto Anterior: SAE vai ter poderes ampliados
Próximo Texto: Pressões tiram Bresser da chancelaria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.