São Paulo, quinta-feira, 22 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Vendas crescem 37% no Natal

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O forte crescimento das vendas desde o último final de semana fez os shopping centers paulistas reverem suas previsões de faturamento em 1994.
"Estimávamos vender 30% mais do que 1993 até a semana passada. Com o grande movimento desta semana, devemos fechar 1994 com vendas entre 35% e 38% maiores do que o ano passado", diz Raul Sulzbacher, diretor da Federação do Comércio responsável pelos shoppings.
O Morumbi Shopping é um dos que alterou suas previsões devido ao bom movimento de dezembro. José Roberto Vosso, superintendente, afirma que sua previsão inicial era crescer 40% este mês sobre dezembro do ano passado.
"Mas, somente no último sábado e domingo, o movimento foi 50% maior", afirma.
Os números consolidados do Morumbi até 15 de dezembro mostram faturamento 26% maior do que igual período de 1993.
A segunda parcela do 13º salário, paga até a terça-feira, dia 20, é a principal alavanca deste crescimento, afirma Sulzbacher.
Ainda sem números fechados, Sulzbacher diz que o movimento cresceu "visivelmente" de segunda para terça-feira.
Nos shoppings, as vendas desta semana que antecede ao Natal devem ficar em patamar 50% superior ao mesmo período de 1993.
Dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostram que as consultas ao SPC (que mede as vendas à prazo) cresceram 14,1% de segunda para terça-feira.
No Telecheque (vendas a prazo), o aumento foi de 2,5% no mesmo período.
A maior parte dos 20 mil usuários do SPC e do Telecheque são lojas de ruas que, neste Natal, registram movimento menor do que os shoppings.
"Este aumento do SPC ocorreu devido ao pagamento da segunda parcela do 13º salário e à proximidade do Natal", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.
Alfieri diz que 1994 será o ano das vendas a prazo em contraste com 1993, quando as vendas à vista lideravam. No final do ano passado, com inflação alta, as lojas não ofereciam crediários a longo prazo, como hoje.
Na comparação com o Natal de 1993, as consultas ao SPC cresceram 36,7% em dezembro até o dia 20. Já o Telecheque registra queda de 16,1% no mesmo período.

Próximo Texto: Supermercados esperam faturar 20% a mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.