São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esotéricos superam papa

DA REDAÇÃO

No mês do Natal, Paulo Coelho desbancou o papa. Líder da lista de livros de ficção mais vendidos há cinco meses, o autor atingiu também o topo do ranking de não-ficção, com "Maktub".
O título, recém-lançado, reúne os textos de Paulo Coelho publicados diariamente pela Folha, em sua coluna na Ilustrada.
Em novembro, o livro de João Paulo 2º ( "Cruzando o Limiar da Esperança") havia ocupado a liderança da lista, com suas opiniões sobre assuntos polêmicos como o islamismo e o aborto.
Mas nem isso deteve o avanço esotérico às vésperas da mais importante festa cristã.
Paulo Coelho também confirmou sua preferência entre livros de ficção, com "Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei" (em primeiro) e "As Valkírias" (sexto).
Ainda na categoria ficção, Rubem Fonseca, autor de "A Grande Arte", entra em quarto lugar, com "Contos Reunidos" (a edição inclui dois textos inéditos).
Já o norte-americano Stephen King está no quinto lugar do ranking, com "Jogo Perigoso "–um mergulho nas perversões latentes no cotidiano conjugal.
Alavancado pelo sucesso do filme "Entrevista com o Vampiro" (com Tom Cruise e Antonio Banderas), o livro homônimo de Anne Rice aparece no último lugar.
Na categoria não-ficção, além de "Maktub", outra novidade é o último livro de Lair Ribeiro, "Auto Estima - Aprendendo a Gostar Mais de Você "(em terceiro).
Autor do best seller "O Sucesso Não Ocorre por Acaso", Ribeiro é líder no gênero auto-ajuda, com oito livros publicados e mais de 1,5 milhão de livros vendidos, segundo a editora Objetiva.
Juntos, Paulo Coelho, Lair Ribeiro e Fernando Morais (cuja biografia de Assis Chateaubriand volta aos primeiros lugares) superam a série "Olho Mágico", que, no mês passado, estava em segundo lugar, atrás do papa.
Quem também estréia na lista é " Saudades do Século 20", de Ruy Castro (sétimo colocado). O livro do jornalista e colaborador da Folha traz biografias de personalidades marcantes deste século –como Billie Holliday, Humphrey Bogart e Hitchcock.
Como é a pesquisa
A pesquisa Datafolha dos livros mais vendidos foi realizada nos dias 10, 13 e 15 de dezembro. Foram entrevistados 2.980 compradores, que adquiriram 4.898 livros em 35 livrarias distribuídas na cidade de São Paulo.
Embora compreenda apenas esta cidade, a pesquisa é a mais confiável do país, porque apura a venda com o próprio leitor, através do flagrante de compra: o leitor é abordado pelo pesquisador logo após adquirir o livro.
As pesquisas dos demais órgãos de imprensa se baseiam em informações fornecidas pelos livreiros e, por isso, são mais imprecisas.

Texto Anterior: Paz e compreensão afastam sofrimento
Próximo Texto: Mulheres compram mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.