São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Povo moriori habitou ilhas

HELIO GUROVITZ
DA REPORTAGEM LOCAL

As ilhas hoje descritas como "posto aéreo esquecido da Nova Zelândia" já são habitadas há cerca de mil anos.
As ilhas Chatham foram "descobertas" em 1791 pelo britânico William Broughton. Ele ia da Austrália ao Taiti no navio Chatham, nome do primeiro-ministro britânico William Pitt, duque de Chatham.
As ilhas batizadas com o nome do britânico já eram habitadas, desde o ano 900 aproximadamente, por um povo polinésio chamado moriori.
"Na língua moriori, o nome das ilhas é Rekohu", diz Tommy Solomon, 55, neto do último dos morioris, que morreu em 1933.
Solomon, que tem exatamente o mesmo nome de seu avô, lidera uma associação que tenta fazer reviver costumes e tradições ancestrais.
Há três famílias nas ilhas que ainda têm, segundo ele, fortes conexões morioris."Nos reunimos com muita frequência", diz.
Uma das mais célebres tradições morioris era a recusa em lutar na guerra. Foi o que levou o povo a ser colonizado por outros povos no século passado.
A partir do contato com os europeus, as ilhas Chatham se tornaram um entreposto para caçadores de focas e baleias.
A partir do início do século 19, as Chatham foram invadidas pelo povo maori, originário da Nova Zelândia. Por se recusarem a lutar, os morioris acabaram sendo escravizados.
O número de morioris caiu de 1.600 em 1833 para 268, 50 anos depois. Cem anos após o início da colonização maori, morreu o último moriori.(HGz)

Texto Anterior: Pesca nas ilhas segue modelo auto-sustentável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.