São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Coloque segurança na bagagem

EDUARDO VIOTTI
EDITOR DE VEÍCULOS

Depois do Natal começa a temporada oficial de viagens de verão. Nesta época, os acidentes de trânsito aumentam em número e em gravidade.
Cuidados básicos são necessários para a garantia de uma viagem segura (veja quadro ao lado).
Primeiro, é preciso tomar consciência de que viajar de carro é algo muito perigoso e assumir para valer medidas de segurança ao dirigir.
Nenhuma dica ou revisão vai adiantar se o motorista se portar como um louco ao volante –o que pode acontecer até a pacatos chefes de família.
Além de dirigir sem agressividade, evite ingerir bebidas alcoólicas e drogas ou mesmo ir para a estrada com a barriga cheia.

Crianças a bordo
Em viagens com crianças, procure entretê-las com jogos e brincadeiras. Cantar, acertar as placas ou a cor dos carros que passam e adivinhar senhas são brincadeiras recomendáveis.
Jogos que exigem concentração visual, como leitura ou palavras cruzadas, podem causar enjôo. Para evitá-lo, não leve comidas gordurosas ou à base de leite. Prefira sucos naturais, refrigerantes ou água.
Menos pacientes, as crianças precisam descer do carro a cada duas horas, pelo menos. Procure postos de abastecimento grandes e limpos e acompanhe os pequenos ao banheiro.

Mecânica
Uma boa revisão no carro pode evitar contratempos. Comece por uma visita ao mecânico, com regulagem completa de motor.
Pneus, freios e amortecedores, itens que envolvem diretamente a segurança dos ocupantes, merecem atenção especial.
Mesmo que você não entenda nada de mecânica, leve várias ferramentas e até algumas peças sobressalentes (caso de mangueiras de radiador e correias). É mais fácil arrumar auxílio eficaz quando se dispõe de recursos.
Chuvas fortes são muito mais frequentes nesta época. Como as "chuvas de verão" geralmente duram pouco, é melhor parar.
Ao fazê-lo, sinalize a sua intenção, procure um abrigo ainda mais distante da pista de rolamento que o acostamento (como postos ou locais para piquenique) e ligue o pisca-alerta (equipamento que só pode ser usado com o carro parado e nunca em movimento).

Próximo Texto: Carro é máquina mortífera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.