São Paulo, quarta-feira, 28 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra leva ex-colloridos para Planejamento

MÔNICA IZAGUIRRE
SILVANA QUAGLIO

MÔNICA IZAGUIRRE; SILVANA QUAGLIO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Luiz Fernando Wellisch, ex-secretário da Receita Federal no governo Collor, comandará a Secretaria de Coordenação e Controle das Empresas Estatais, que integra a Secretaria do Planejamento.
Sua principal missão é abrir a caixa preta das estatais. Para isso, dará prosseguimento à reestruturação do órgão iniciada em junho.
A Secretaria será uma das áreas mais fortes do Planejamento, que será comandado por José Serra.
A presidência do Banco do Brasil continua vaga. O governador eleito de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, vetou a ida de seu futuro secretário de Fazenda, João Heraldo Lima, para o cargo.
Atual presidente do banco mineiro Credireal, João Heraldo chegou a ser convidado para o BB.
Uma das opções consideradas por FHC é Paulo César Ximenes, ex-presidente do BC. Mas há restrições do grupo mineiro ligado ao presidente Itamar Franco.
Outro nome que continuava cotado ontem era o do ex-ministro João Batista Abreu, atual vice-presidente do banco BMG. A escolha dele manteria a presidência do BB nas mãos de Minas Gerais.
O futuro secretário-executivo da Secretaria do Planejamento, Andrea Calabi, já assumiu informalmente seu posto. Há dois dias que ele trabalha junto com o atual secretário, Raul Jungmann, que está cotado para uma vice-presidência no BNDES.
O secretário de Orçamento Federal será Waldemar Giomi. A chefia de gabinete da Seplan ficará com Antônio Carlos Pojo do Rego, atual assessor parlamentar da liderança do PSDB no Senado.
Heloísa Carmargo, que já chefiou o Departamento de Comércio Exterior do Ministério da Indústria e Comércio no governo Collor, está sendo sondada para uma das secretarias da Seplan, possivelmente a de Planejamento e Avaliação.
Serra também quer na sua equipe Martus Tavares, ex-secretário adjunto de Política Econômica do governo Collor.

Texto Anterior: Vidraça isola convidados
Próximo Texto: CEI entrega a FHC mapa da corrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.