São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricos e políticos causam inflação, afirma Ciro

ALBERTO FERNANDES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Ciro Gomes, 37, vai levar sua experiência junto à Fazenda para a Universidade de Harvard (EUA). Ele quer mostrar que a inflação brasileira é causada por um acordo entre os ricos, parte da classe política e corporações.
Ciro vai desenvolver a idéia na monografia "Aspectos Políticos da Inflação Brasileira", em que começa a trabalhar a partir de janeiro.
A seguir, trechos da entrevista:
Folha – Qual será o tema de sua monografia?
Ciro Gomes – A hipótese básica é que a superinflação é uma negociata entre plutocratas, oligarcas e corporativos. A inflação financia essas classes. Os plutocratas são ricos que se beneficiam de subsídios públicos, superfaturamento de obras públicas, subfaturamento na compra de insumos de estatais, sonegação e inadimplência com bancos oficiais. Os oligarcas são políticos que detêm uma fração importante do poder mas trabalham por interesses locais ou de seu grupo. Entre os corporativos estão funcionários de estatais e os que defendem o empreguismo federal.
Folha – O sr. vai usar exemplos tirados de sua gestão?
Ciro – Um exemplo é a pressão pela desvalorização do câmbio, que seria um subsídio concedido ao setor exportador.

Texto Anterior: Conta que 'exporta' dólar deve perder sigilo
Próximo Texto: Mínimo terá abono de R$ 15 em janeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.