São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos obriga uso de cinto também no banco de trás

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O uso do cinto de segurança para todos os ocupantes de carros particulares, oficiais, de transporte de carga e táxis passou a ser obrigatório em Santos (72 km a sudeste de SP).
A medida vigora desde ontem e atinge também os turistas que visitam a cidade, situada na Baixada Santista.
A multa para os infratores é de R$ 132,15, inferior ao valor cobrado em São Paulo, onde o uso obrigatório do cinto vigora desde novembro. Na capital, a multa é de R$ 151,35.
A lei sancionada em Santos é ainda mais abrangente do que aquela que vigora em São Paulo.
Em São Paulo, o uso do cinto é obrigatório apenas para os ocupantes dos bancos dianteiros e carros oficiais são isentos.
Em Santos, a multa será cobrada a partir do dia 26 de janeiro. O prazo foi dado para que os proprietários possam providenciar a instalação do cinto em seus carros.
Serão multados também os motoristas que estiverem transportando crianças com menos de dez anos no banco dianteiro.
Até o dia 26, a prefeitura pretende realizar convênio com o governo do Estado e a União para que o dinheiro recolhido com as multas fique no município.
O artigo determinava que os motoristas só fossem multados a partir da segunda infração.
Esta semana, a prefeitura vai começar a colocação de cartazes e faixas para orientar os motoristas. A prioridade é colocá-los nas entradas da cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, no ano passado ocorreram em Santos 9.064 acidentes de trânsito, uma média de 25 ocorrências por dia, incluindo atropelamentos.
A frota de veículos de Santos gira em torno de 120 mil carros. Segundo o chefe da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Pedro Nagao, este número triplica na temporada de verão –dezembro, janeiro e fevereiro.
São Vicente
Em São Vicente (67 km a sudeste de SP), também na Baixada Santista, o prefeito Luiz Carlos Luca Pedro (PT) já recebeu da Câmara Municipal uma lei para a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança.
A lei aguarda estudos do departamento jurídico da prefeitura para ser aprovada.

* Colaborou a Redação.

Texto Anterior: Polícia decide transferir sequestrador de prisão
Próximo Texto: Polícia prevê 50 mil carros na Tamoios neste feriado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.