São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borra de tinta às margens da Billings pode contaminar água

DA FOLHA ABCD

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) constatou ontem que cerca de 2,5 toneladas de borra de tinta estão depositadas às margens da represa Billings, em São Bernardo.
O material está em caixas de papelão próximo ao clube do Banespa, no Riacho Grande. A borra pode escorrer para a represa, segundo o Heitor Maruno, 44, gerente de controle da regional de Santo André da Cetesb.
"Com as chuvas constantes que têm havido, esse material pode acabar sendo empurrado para dentro da represa e para nascentes de rios. Com isso, ele acaba poluindo a Billings e os rios, atingidos", disse Maruno.
Segundo o gerente, a borra de tinta é um material altamente nocivo ao meio ambiente e não pode ser depositado nem em aterros sanitários. Ela deve ser colocada em tonéis e armazenada.
"Só de estar depositada naquele local, a borra já está causando danos ambientais", disse Maruno. "E um lugar de preservação acaba sendo contaminado pelo material."
A Cetesb está tentando descobrir qual empresa fez o depósito do material no local. "Assim que descobrirmos, aplicaremos uma multa grave, porque é um material altamente nocivo", disse.
A multa para este tipo de infração é de 5.001 Ufesp a 10 mil Ufesp (R$ 28,8 mil a R$ 57,6 mil), segundo o gerente.
A vistoria foi feita junto com a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Bernardo e com a Defesa Civil da cidade, depois de uma denúncia dos ambientalistas do Sats (Serviço Aéreo e Terrestre de Salvamento).
Segundo Maruno, foi pedido à Defesa Civil que retirasse o material do local antes que os danos ao meio ambiente fossem maiores.
O diretor de Meio Ambiente de São Bernardo, José Augusto Pernambuco, 39, disse que a prefeitura vai aguardar que a Cetesb apure a responsabilidade pelo depósito do material para tomar alguma atitude.
" Queremos que o responsável retire o material depositado e coloque em local apropriado. Caso isso não aconteça logo, vamos descobrir como fazer para tirar aquela borra de tinta do local", disse Pernambuco.

Texto Anterior: Soldado da PM se mata dentro do batalhão
Próximo Texto: Sergipe vai investir na Linha Verde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.