São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

Papa evita fazer aquela pergunta ao Clô

DAVID DREW ZINGG
EM SÃO PAULO

PAPEL-JORNAL DO TIO DAVE - A REVISÃO ECONÔMICA DE REPORTAGENS MUITO IMPORTANTES DE 1994 CONTINUA:
19 de julho - O centro do Rio é inundado e paralisado, o que se estenderá por várias semanas, por uma enchente maciça de milhões de cruzeiros, a qual é rastreada até o topo do morro de Botafogo, lar de Ronald Biggs, o notório inglês mão-de-vaca. De acordo com uma de suas muitas mulheres locais, as últimas palavras de Biggs foram: "Os encanadores cobram muito caro. Vou só afrouxar essa conexão..."
21 de julho - Cientistas espaciais brasileiros do observatório nacional no Rio, usando uma sofisticada análise computadorizada das fotografias obtidas pelo desfocado Telescópio Espacial Humilde, relatam que o problema é um inseto morto na lente.
3 de agosto - A guerra internacional contra as drogas conquista uma grande vitória quando uma força-tarefa policial Brasil-EUA, investigando uma pista anônima que veio do Mato Grosso, prende o Peru.
7 de agosto - Líderes políticos de toda a nação correm a Brasília para expressar sua preocupação com as crianças abandonadas que vivem nas ruas do centro das cidades, até que os refletores da TV são desligados.
19 de agosto - As pesquisas políticas mostram que Antonio Carlos Magalhães está em alta depois de ter anunciado que tem um plano para salvar o país, mas que ainda não o recebeu. Mais tarde, ACM sobe ainda mais nas pesquisas quando anuncia que o plano finalmente chegou, mas teve que ser devolvido porque estava mal encadernado.
5 de setembro - Uma equipe internacional de inspeção de armas começa a suspeitar que o Iraque pode mesmo estar escondendo mísseis quando, por acaso, observa vários postes de telefone do centro de Bagdá voando pelos ares.
15 de setembro - Fato verdadeiro, mas bizarro: Jorginho Guinle, 197, é obrigado a vender seu Mercedes Benz e usar o transporte público. Sua primeira tentativa de chamar um táxi termina em frustração, pois Jorginho, sempre um "gentleman", confessa que não sabe o nome do motorista.
7 de outubro - A Varig, depois de declarar um prejuízo de apenas US$ 1 bilhão, decide que talvez deva considerar uma redução nos custos. Em declaração à imprensa, um porta-voz nega que o presidente da Varig, Rubel Thomas, esteja mantendo negociações preliminares com o Bob's, a cadeia de lanchonetes carioca, para assumir o fornecimento das refeições a bordo.
11 de outubro - Os prejuízos são estimados em R$ 3,7 milhões depois que um piloto da Varig tenta taxiar um 747 lotado até um guichê de atendimento "drive-through" do Bob's.
3 de novembro - O senador Humberto Lucena nega qualquer conhecimento de um calendário inflável tamanho extra-enorme impresso com seu retrato e encontrado em seu carro.
4 de novembro - Lilian Ramos, a carnavalesca de fama internacional, nega, da mesma forma, qualquer conhecimento de uma calcinha inflável tamanho extragrande encontrada no carro DELA. Ao contrário do caso de Lucena, a roupa de baixo inflável tinha estampada a imagem de um político que era bem conhecido.
12 de novembro - As homenagens ao amado entrevistador de TV Clodovil dominam as transmissões na última semana do astro na TV.
Clô recebe a visita de uma fulgurante sucessão de celebridades, incluindo o jegue que carregou Fernandinho em Alagoas, Margareth Tatcher (que, por acaso, estava passando e confundiu o programa com a Embaixada Britânica), Enéas Carneiro e o arruinado ditador iraquiano Saddam Hussein, que diz ao lendário entrevistador de tarde da noite que nunca perdeu Aquela Pergunta nem quando estava no bunker.
13 de novembro - Em seu tão esperado programa final, Clodovil, depois de homenagens comoventes da princesa Diana, de Orson Welles e de seis dos 12 apóstolos originais, anuncia que foi tudo um engano e que decidiu não deixar a TV.
7 de dezembro - Na Reunião de Cúpula de Quase Todos os Presidentes da América Latina, realizada em Miami, Itamar Franco lidera um dia de debates acalorados. O encontro finalmente se encaminha para uma conclusão quando os delegados, por uma margem inesperadamente estreita, votam por pedir o escalope de vitela.
O Papa vai ao "Clodovil Abre o Jogo". Em uma inesperada demonstração de tolerância religiosa, sua santidade evita fazer Aquela Pergunta ao popular entrevistador da TV. Um delegado brasileiro na Reunião de Cúpula da América Latina faz um discurso lembrando que hoje é feriado nacional no Japão. O delegado brasileiro é de Umuarama (SP).
14 de dezembro - Uma das muitas empresas aéreas do Brasil com problemas financeiros subitamente interrompe as operações, mas os funcionários asseguram aos nervosos parentes dos passageiros que a maioria das aeronaves "deve conseguir planar para um pouso seguro".
Em um lance auspicioso que tranquiliza os prestamistas internacionais, o Brasil promete aos banqueiros internacionais que pagará o que lhes deve "algum dia, talvez amanhã mesmo". Os banqueiros internacionais chegam à América do Sul e descobrem que o Brasil, de acordo com testemunhas da Argentina, mudou-se na noite anterior, depois de carregar todos seus recursos naturais em uma kombi.
31 de dezembro - Em um lance surpreendente, o Brasil reaparece no programa do Clodovil para desejar-lhe um Feliz 1995 e promete solenemente nunca mais fazer Aquela Pergunta.

Tradução de Gladys Wiezel

Texto Anterior: Cinema Novo tem ponto alto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.