São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeito do Rio cria programa de apoio ao filme brasileiro

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

O prefeito César Maia (PMDB) assinou decreto de criação do Pró-Filme (Programa Municipal de Filme), de apoio financeiro à produção e exibição de curtas e longas-metragens brasileiros.
Subordinada à empresa municipal RioFilme, a política de apoio incluirá desconto de IPTU para as salas que exibam filmes nacionais além da cota da reserva de mercado (28 dias por ano).
O diretor comercial da RioFilme, José Carlos Avelar, disse que a prefeitura deverá dispor de um montante em torno de R$ 2 milhões por ano para apoiar a produção nacional.
Este apoio será complementar a recursos já levantados pelos cineastas. Avelar acredita que a prefeitura contribuirá para a produção anual de dez a 12 curtas e de oito a dez longas.
O Pró-Filme promoverá também a cessão de equipamentos e serviços, como negativos e a revelação em laboratórios.
A RioFilme planeja também definir, em 95, uma sala no Rio que só exibirá filmes brasileiros, além de criar um circuito em universidades, como a UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).
A estrutura de aprovação dos projetos será definida em até 60 dias, com a regulamentação do decreto. A redução do IPTU –que deverá ser definida em janeiro– variará de acordo com a área das salas.
Para ajudar na definição do percentual, a RioFilme está levantando as salas que exibiram em 94 filmes nacionais além dos 28 dias anuais da reserva.

Texto Anterior: Creme; Escanteio; Balão
Próximo Texto: Elza Soares ganha biografia em 1995
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.