São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerrilha mexicana se dispõe ao diálogo

ANDRÉ LAHÓZ
DO ENVIADO ESPECIAL AO MÉXICO

A situação no estado mexicano de Chiapas, sede da guerrilha do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), se tranquilizou na noite de terça-feira depois que guerrilheiros e governo se mostraram abertos ao diálogo.
O subcomandante Marcos, líder militar da guerrilha, disse através de um comunicado de apenas três parágrafos que reconhece "os esforços do governo para a retomada do diálogo".
A resposta do governo foi imediata. Mandou o Exército sair de duas cidades do estado, San Quintín e Monte Líbano, segundo informaram os jornais de ontem.
O estado de Chiapas é um dos mais pobres do país. Há um ano, os guerrilheiros do EZLN iniciaram sua luta contra o governo. Aceitaram um cessar-fogo no dia 8 de janeiro de 1994, mas há um mês voltaram a ocupar várias cidades de Chiapas.
O Exército mexicano fechou o cerco em torno da guerrilha, aumentando os riscos de um enfrentamento. Espera-se agora que se possa encontrar uma saída política para o conflito. (André Lahóz)

Texto Anterior: Terremoto mata três no norte do Japão
Próximo Texto: Candidato do PC francês quer aliança da esquerda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.