São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

Ligue já para começar 95 longe de casa

SIMONE GALIB
DA REPORTAGEM LOCAL

Que poupança, que nada. O brasileiro investe em viagem e vai começar 95 longe de casa. Com dinheiro no bolso e a moeda valendo mais que o dólar, a eterna mania tupiniquim de deixar tudo para a última hora é coisa do passado.
A três dias para o término de 94, agências de viagens, companhias aéreas e redes hoteleiras já estouram champanhe. Venderam como nunca no réveillon do real. Até o recém-inaugurado Trem de Prata, que liga São Paulo ao Rio a 65 km por hora, lotou.
Os hotéis de São Paulo –no interior e litoral– estão praticamente lotados. Conseguir uma poltrona de avião no circuito Salvador-Fortaleza exige espírito de aventura, paciência e muita sorte nas listas de espera.
A situação não é diferente nas rotas que cobrem o Caribe, o México –leia-se Cancún– e os Estados Unidos –leia-se Miami e Nova York.
Nem mesmo o Cone Sul escapou da vontade de virar o ano bem longe daqui. Os brasileiros compraram praticamente todos os pacotes para Buenos Aires, na Argentina, e para o sofisticado balneário uruguaio de Punta del Este.
Mas nem tudo está perdido. Quem deixou –como bom brasileiro que é– para pensar hoje no seu programa de fim de ano e ainda quer viajar, tem alternativas.
O Rio de Janeiro programou o que os cariocas estão chamando de "réveillon do século". Começou na véspera de Natal e só termina domingo. Os shows diários acontecem num palco –réplica do Teatro Municipal. O cantor Rod Stewart encerra a festa na virada do ano com um show apoteótico nas areias da praia de Copacabana.
A hotelaria carioca desembolsou US$ 100 mil para a queima de fogos. O que garante cem toneladas de foguetes em 11 pontos da orla, do Leme ao Leblon.
Os hotéis, inclusive os cinco e quatro estrelas, ainda têm apartamentos vagos e lugares nas festas que programaram para a passagem do ano.
Ao contrário do que aconteceu no Carnaval deste ano, não lotaram antes da hora. Mas é recomendável confirmar a reserva.
Búzios e Angra dos Reis, na costa fluminense, também ainda oferecem algumas vagas em seus hotéis de lazer e pousadas.
O Nordeste não é tão impossível assim. Nas agências de viagens, é possível encontrar programas de réveillon –com hotel e avião garantidos– para Porto Seguro, Maceió, Fortaleza e Natal. Quem disse que não dá para deixar tudo para a última hora?

LEIA MAIS
Sobre o réveillon nas págs. 6-2 a 6-8.

Próximo Texto: Sai Iemanjá e entra Mickey!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.