São Paulo, quinta-feira, 29 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sai Iemanjá e entra Mickey!

JOSÉ SIMÃO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

A grande e única diferença entre o réveillon dos cariocas e dos paulistas é a quantidade de fogos. E a semelhança é que, paulistas ou cariocas, estão todos lá –em Miami. O paraíso das tecnocompras. O Morumbi de Cuba. Traição tupiniquim: tão trocando Iemanjá pelas orelhas do Mickey!
Os paulistas que estão bem viajam pro exterior e os que não estão tão bem passam o ano com os cariocas. Rarará! Aliás, diz que esse ano o réveillon no Rio não vai ser branco. Vai ser verde. Do Exército. Réveillon camuflado. E o do paulista réveillon engarrafado.
Carioca pra ir à praia é só atravessar a rua. Paulista tem que alugar casa na praia e ficar engarrafado no complexo Imigrantes-Anchieta. Por seis horas! Tomando sol na janela do carro. Passa o ano com aquele fascinante bronzeado no braço esquerdo!
A grande vantagem dos paulistas sobre os cariocas é que os paulistas estão livres dos repórteres da Globo. Sacudindo os cariocas escorneados na praia na manhã do dia 1º. "E aí, tá dormindo? O réveillon foi animado?". Rarará! E tem a clássica "Ei acorda, como você se sente acordando no primeiro dia do ano na areia?". É mole? É mole mas sobe! Todo ano!
Quem ficar micado aqui na capital também tem mar, o Mar Manjo: aquele monte de marmanjo correndo, é a São Silvestre! Quem ficar micado aqui na capital ou é atropelado pela São Silvestre ou então amassa um Lexotan na farofa. E vá dormir!
O pior programa é estar numa praia "antes" de Ubatuba e passar o réveillon numa praia "depois" de Ubatuba. Aí pra cruzar a cidade de volta você gasta três horas engarrafado com um monte de marmanjos com a cabeça fora do carro e uma lata de cerveja na mão, gritando "Feliz Ano Novo!".
Atenção todos os carros! Feias, cariocas ou paulistas, evitem a praia. Senão o Ano Novo se assusta. E não entra! Rarará! Feliz 95! Quem fica parado é poste!

Texto Anterior: Ligue já para começar 95 longe de casa
Próximo Texto: Rio entra em 95 ao som de Rod Stewart
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.