São Paulo, terça-feira, 1 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como financiar a compra de equipamentos pelo Finame

BETY COSTA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O primeiro passo para o produtor que pretende financiar a compra de máquinas agrícolas através do Finame Rural (linha de financiamento do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é abrir uma conta corrente em qualquer agência bancária do país.
Para isso basta apresentar os documentos (carteira de identidade e CPF) e fazer o depósito mínimo de CR$ 20 mil.
Em seguida, o interessado deve preencher a ficha cadastral e anexar as escrituras dos imóveis que possui (residenciais e agrícolas) acompanhados dos recibos de pagamento do IPTU e Incra.
Nesta primeira etapa, o proponente deve também entregar ao banco, no momento em que faz o seu cadastro, o orçamento do revendedor (ou da fábrica) da máquina a ser financiada.
Em menos de uma semana o pedido passa pela avaliação da gerência do banco, que analisa as condições de compra.
Se a ficha é aprovada, o banco autoriza automaticamente o revendedor a faturar o pedido em nome do cliente.
As cópias das documentações são enviadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no Rio de Janeiro, solicitando a liberação da verba do Finame para aquisição de máquinas agrícolas.
"O dinheiro normalmente sai depois de 12 dias, a partir do envio da documentação ao Rio", afirma Luiz Aparecido Totti, gerente interino da carteira de crédito rural do Banco do Brasil, em Assis (SP).
O financiamento é sobre 70% do valor da máquina, com até 12 meses de carência e cinco anos para pagamento, com juros de 11% ao ano, mais correção pela TR (Taxa Referencial).
Estas são as condições de financiamento para as regiões Sul e Sudeste do país.
Para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, o produtor financia até 80% do valor do equipamento com juros de 8,5% ao ano, mais correção pela TR, além de 1,5% de taxa de risco. (Bety Costa)

Texto Anterior: Colheita da safra acelera as vendas de máquinas
Próximo Texto: Preço da colheitadeira sobe mais do que grãos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.