São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura ameaça interditar Joelma

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeitura ameaça interditar o edifício Joelma. Uma vistoria feita ontem de manhã pelo Contru (Departamento de Controle e Uso de Imóveis) verificou que o prédio oferece risco de incêndio. Há vinte anos, 188 pessoas morreram no edifício em incêndio causado por um curto-circuito.
Segundo a prefeitura, as portas corta-fogo estão irregulares, a iluminação de emergência não está funcionando, não existe brigada contra incêndio, o pára-raio é inadequado e a circulação entre andares está obstruída. "Se em 48 horas não forem sanados esses problemas, o prédio será fechado", disse ontem o secretário da Habitação, Lair Krahenbuhll.
Segundo o diretor do Contru, Carlos Alberto Venturelli, que participou da vistoria, se um raio atingir o prédio poderá haver um novo incêndio. "O Joelma usa um tipo de pára-raio, radiativo, que está proibido por lei porque é ineficaz", disse. Outra irregularidade, de acordo com o Contru, é a "privatização" dos andares, ou seja, o condomínio estaria criando blocos privativos, sem possibilidade de acesso por outros andares.
Para descaracterizar a falta de segurança atestada na vistoria do Contru, o condomínio terá que protocolar na prefeitura documentos que comprovem que o prédio vai realizar as mudanças exigidas. Um cronograma de execução da obra será, então, discutido entre condomínio e prefeitura.

Texto Anterior: Botânico dos EUA descobre novo tipo de cajá no Brasil
Próximo Texto: Empresa recarrega extintores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.