São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
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Privatização da CMTC acaba em março

DA REPORTAGEM LOCAL

A segunda fase do programa de privatização da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) acabou ontem com a transferência para a inciativa privada de quatro garagens e 974 veículos através de contratos de locação.
O consórcio Leste-Oeste (formado pelas empresas Viação São José, Santo Estevam e Viação São Paulo) passará a operar as linhas da garagem São Miguel Paulista. A empresa Rápido Zefir vai operar a garagem Barra Funda e a empresa Itamarati ganhou a concorrência para operar as linhas das garagens Jabaquara e Leopoldina.
As empresa ganhadoras vão alugar as garagens da CMTC e devem devolvê-las no máximo dentro de dois anos. No caso dos veículos, que também serão alugados, não existe prazo, mas será feita uma avaliação de suas condições para que as novas operadoras devolvam ônibus de valor equivalente ao fim do contrato, que é de oito anos.
O patrimônio, tanto no caso dos ônibus quanto das garage continua pertencendo a CMTC. O destino da empresa ainda não está definido. A secretaria de Transportes estuda quem assumirá as tarefas que não podem ser transferidas para a iniciativa privada, como a gestão do sistema de transporte. Uma das alternativas é extinguir a CMTC e criar uma nova empresa.
Ontem também foram abertos os envelopes de habilitação documental para a terceira fase da privatização da CMTC. Na habilitação documental as concorrentes têm que apresentar todos os documentos exigidos no edital de concorrência. Só depois de analisados todos os documentos e aberto o prazo para recursos é que são abertos os envelopes com as propostas técnicas.
Nessa terceira fase, as empresas estão disputando a operação das linhas da CMTC que dão os maiores prejuízos. São linhas operadas pela frota de 480 trólebus e 39 ônibus diesel articulados. As peças de reposição e a manutenção desses veículos é mais cara que da frota normal de ônibus diesel monobloco.
Quando acabar a terceira fase, no mês que vem, a privatização da CMTC estará encerrada. O programa começou em junho de 93, com a publicação do primeiro edital.
Na primeira etapa foram transferidas para a iniciativa privada a operação de 58 linhas da CMTC. As dez empresas vencedoras entraram com 1.022 ônibus novos, que substituiram ônibus da CMTC com mais de oito anos em uso.

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