São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo culpa EUA por excesso de violência

HUMBERTO SACCOMANDI
DE LONDRES

As autoridades britânicas culpam os Estados Unidos pelo excesso de violência na televisão. Num relatório publicado na semana passada, um órgão de controle de TV do Reino Unido afirmou que a maior parte dos programas violentos são importados dos EUA.
O estudo foi elaborado pelo Broadcasting Standards Council (BSC), órgão do governo britânico que fiscaliza a programação de rádio e TV no país. O relatório afirma que os programas e filmes norte-americanos possuem em média muito mais cenas de violência do que os programas produzidos no Reino Unido e na Europa em geral.
Boa parte dessa violência é injustificada dentro do contexto do programa, afirma o estudo. Os britânicos acreditam que Hollywood exagera intencionalmente na dose de violência para tornar seus filmes e seriados mais chamativos.
A produção americana tem em média pelo menos seis cenas de violência por hora, dependendo do tipo de programa (seriado, filmes, novelas, etc). A produção britânica tem no máximo cinco cenas de violência por hora.
Quase 70% dos filmes exibidos na TV no Reino Unido (incluindo TV por satélite) são norte-americanos. Segundo o BSC, 10% desses filmes têm níveis de violência injustificáveis. Os produtos dos EUA também vencem quanto à quantidade de palavrões.
O BSC verifica para o governo a qualidade da programação de TV e rádio. Ele faz levantamentos de cenas violência e sexo, examina a publicidade veiculada e analisa críticas do público. Anualmente o órgão produz um código de autoregulamentação que deve ser observado pelas emissoras de TV terrestres do país. O controle sobre a emissão por satélite é muito menor.
Outros dados levantados pelo BSC mostram que a média de cenas de violência na TV aumentou muito de setembro de 1992 (uma a cada 21 minutos) para o mesmo mês em 1993 (uma a cada oito minutos). Isso se deve em parte à guerra na Bósnia.

Texto Anterior: 'Escolinha' de Chico Anysio troca os alunos
Próximo Texto: Oba! Hidroginástica no buracão do Maluf!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.