São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas apostam em música clássica

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

A música clássica amplia seus limites ao entrar no mundo do CD-ROM. Empresas como a Compton's New Media, Voyager e Microsoft apostam suas fichas em novos títulos e oferecem novidades para leigos e iniciados.
Para os que pretendem começar a aprender noções de música clássica há o "An Introduction to Classical Music". Esse título é da britânica Attica, selo adquirido recentemente pela Compton's. É vendido pela CD-ROM Publicações Eletrônicas por US$ 150 (dólar-turismo).
A empresa que mantém, nos EUA, o maior número de títulos de música clássica é a Voyager. Para comprar os programas no Brasil, o usuário conta com dois novos representantes: Magnetoscópio e Natasha. As compras podem ser feitas por telefone ou pelo correio. As duas empresas dão início este mês à criação de canal de distribuição para todo os títulos da Voyager.
Se o usuário tem preferências pelo compositor Dvorak, o CD-ROM "Dvorak: Symphony N.º 9, 'From the World"' é uma das opções. Foi gravado pela Filarmônica de Viena e conta com comentários do professor norte-americano da universidade de U.C.L.A, Robert Winter.
O selo "I've Heard", da Voyager, traz seis volumes, com ilustrações e história de compositores, que vão dos clássicos até músicos contemporâneos, entre eles Philip Glass. Apenas dois títulos estão no Brasil. Funcionam em micros Macintosh e não custam mais do que US$ 35, cada. O volume 1 "Bach and Before" é um apanhado geral de rituais musicais gregos até Bach e Haendel.
A linha Microsoft Home, distribuída pela Brasoft (tel. 011/725-3711) mantém em sua lista três programas em CD de música clássica (veja quadro acima). Até o final do mês, o compositor Shubert também vira CD-ROM, com biografia completa, partituras e algumas de suas composições para o piano.
Para interessados em conhecer instrumentos, a Microsoft vende o "MS-Musical Instruments". O programa está disponível para micros PC e Macintosh. É um guia com mais de 200 instrumentos, que inclui, além de fotos e informações, seus respectivos sons e clips de música. (Marijô Zilveti)

Texto Anterior: Filme dos Beatles vai para o micro PC
Próximo Texto: Soft dá ajuda para enfrentar depressão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.