São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogo apresenta a arte do futebol de Pelé

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

O camisa 10 da seleção brasileira de 1970 já pode ser visto em videogame. Pelé marcou mais um gol ao assinar contrato com a norte-americana Accolade e transformar seu nome em título de jogos eletrônicos.
Lançado em dezembro, nos EUA, "Pelé!" chegou às lojas primeiro para o console Mega Drive. Até maio, deve ser anunciado para o console Super Nintendo. Gol para Pelé e para quem não desgruda da tela do vídeo.
Embora a Accolade acene com a possibilidade de anunciar o jogo para micros PC, não existe ainda confirmação ou data prevista para o lançamento. A Tec Toy, responsável pela distribuição no Brasil de títulos da Accolade para consoles da Sega e para micros PC e Amiga, ainda não trouxe o jogo para o país. Aguarda assinatura de acordo de distribuição para poder iniciar vendas desse título.
Quem tem fome de bola e quer vestir a camisa número 10, pode jogar, por enquanto, com o Mega Drive. A Omega System Games importa o cartucho, que pode ser comprado por US$ 67 (dólar-turismo). A empresa também aluga fitas.
"Pelé!" é um jogo de 8 Mbytes e traz seleções fictícias de 15 países. Alguns são representados por duas ou três equipes, com o nome de cidades, mas não de times oficiais.
Nem todas as regras estão atualizadas. Os mais exigentes vão perceber que o goleiro pega com a mão bolas atrasadas. Os jogadores também não recebem cartão amarelo ou cartão vermelho, o que não acontece em outros videogames de futebol, como o "Fifa International Soccer", da Electronic Arts, e o "World Soccer 94", da Atlus.
É possível dar chutes, "bicicletas" e cabeçadas. Com a opção Start Season, o jogador participa de um campeonato internacional. Na hora do gol, aparece o rosto de Pelé no canto esquerdo da tela.
Futebol de copa
Se realismo está entre as preferências de jogadores de futebol eletrônico, o "Fifa International Soccer", da Electronic Arts, é uma boa pedida. Lançado para os consoles da Sega e da Nintendo, a empresa acena também com a possibilidade de oferecê-lo para PC. Esse jogo tem 16 Mbytes e é mais rápido.
O cartucho traz as seleções que participaram da Copa de 90. Todos os nomes dos jogadores correspondem aos que jogaram na Itália. Para imprimir mais realismo, o game conta com torcida. Outra vantagem é permitir jogar até quatro pessoas simultaneamente. Basta adquirir nas lojas um dispositivo, fabricado pela Electronic Arts somente para seus cartuchos, para acoplar ao joystick.
Que tal conferir a seleção brasileira de 90? Romário, Dunga, Bebeto e Taffarel, entre outros, estão no "World Soccer 94", para Super Nintendo. São 64 seleções. Além da Copa do Mundo, há outros campeonatos internacionais. O jogador também tem as opções "play off" (eliminatórias) e futebol de salão. (Marijô Zilveti)

ONDE ENCONTRAR
OMEGA SYSTEM GAMES: tel. (011) 530-6686

Texto Anterior: Bancos ampliam serviços automatizados
Próximo Texto: Esporte vira onda em games
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.