São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Sai nos EUA relatório sobre direitos na AL

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Haiti, Cuba, Peru, Guatemala e México são os países da América Latina com os casos mais graves de violações dos direitos humanos, segundo o relatório anual do Departamento de Estado dos EUA sobre o assunto, entregue ontem ao Congresso norte-americano.
O capítulo sobre o Brasil, com 20 páginas de extensão, enfatiza a violência contra menores e as execuções sumárias de suspeitos de crimes por policiais. Agressões contra mulheres, trabalhadores rurais e índios também são citadas na seção do Brasil, que não foi divulgada ao público ontem.
O relatório faz rápida referência à rebelião indígena no Estado mexicano de Chiapas e não menciona as denúncias de que teriam ocorrido bombardeios de populações civis pelo Exército.
No caso do Peru, o Departamento de Estado diz que o presidente Alberto Fujimori "incorporou gradualmente preocupações com os direitos humanos" a seu combate ao Sendero Luminoso, mas que ainda assim militares e policiais continuam a cometer abusos impunemente. (CELS)

Texto Anterior: EUA têm o seu estoque mais baixo de sangue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.