São Paulo, quarta-feira, 2 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Tradução de Chesterton

"Dia 26/01, na Ilustrada, o articulista Marcelo Coelho tece considerações sobre Chesterton e a publicação por minha editora de 'Doze Tipos', coletânea de ensaios do genial autor inglês. Diz ele que a tradução é 'criminosa', o que é de espantar, pois o responsável por ela é Ivan Junqueira, reconhecido e premiado por traduções de Eliot, Baudelaire e Dylan Thomas. Mas, quanto à tradução, cabe a Ivan responder. Como editor, quero apenas que, depois de mais de 40 anos que não se traduzia um livro de Chesterton aqui (as traduções da Globo são da década de 40), aparece uma modesta editora, redescobre o autor, e aparece alguém que, impensadamente, afirma: 'Uma má escolha editorial'. Que falta de generosidade, quanta ausência de sensibilidade! Publiquei um livro que gostei, e propositalmente pequeno, dado que os custos de produção estão cada vez maiores e sou editor pobre. Quis, com esse lançamento, apontar para o descaso que envolveu a figura e a obra de Chesterton entre nós. E acho que consegui chamar a atenção para ele. A Folha publicou um simpático texto de Daniel Pizza sobre o livro. Este texto de Marcelo foi o segundo em menos de 10 dias. Coelho preferia que se publicasse a 'Ortodoxia'. Mas este é facilmente encontrável em edição portuguesa. Tudo é questão de gosto: à 'Ortodoxia' Borges preferia o 'The Everlasting Men' (há edição brasileira da 'Globo', esgotadíssima). É o caso de se dizer que Borges tem razão sobre Marcelo, ou que os dois gostam de livros diferentes do mesmo autor? Marcelo escreve com muita fluência. Num espaço de poucas semanas o li sobre Manoel de Barros, a correspondência Schiller-Goethe, o último livro de Rouanet e muitos outros temas. Ele, fazendo juz ao Coelho do nome, pare artigos em quantidade. Agora, dizer que 'quantidade' equivale a 'qualidade' são outros quinhentos. A cultura de fichário do Marcelo Coelho ainda vai fazer história! Sr. editor, é possível uma matéria fotográfica sobre a biblioteca do Marcelo Coelho para a gente ter certeza se ele possui mesmo os livros que cita?"
José Mario Pereira, editor (Rio de Janeiro, RJ)

Texto Anterior: Conduta desmoralizante; Eucatex e Williana; Gravidez; Direitos dos trabalhadores; Voto em branco; Dito e feito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.