São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRE quer saber sobre legalidade de anúncios

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) encaminhou à Procuradoria Geral da República, em Curitiba, um pedido de verificação da legalidade dos anúncios publicados em jornais defendendo o voto em branco. O autor dos anúncios, Ayrton Ferreira Précoma, 37, defende o voto em branco para anular as eleições e "dar um troco nos políticos".
Segundo o TRE, não há na legislação eleitoral um dispositivo que proíba a defesa do voto em branco. Mas, Précoma pode ser impedido de publicar os anúncios se eles forem classificados como propaganda eleitoral. A Procuradoria decide até o fim do mês.
Publicitários consultados pela Folha estimam que já foram gastos CR$ 250 milhões na publicação em sete jornais e uma revista.Os anúncios seriam pagos por 304 empresas de todo o país.As notas dos anúncios foram emitidas em nome da empresa curitibana Guild Engenharia, onde Précoma trabalha no setor financeiro.
Amigos de Précona dizem que os próximos anúncios vão defender um plebiscito pelo fechamento do Congresso Nacional. Ele não foi encontrado ontem. No mês passado, ele participou de conversas com o grupo Araucária, que reúne militares da reserva do Paraná. Précoma afirma não ser filiado a partido político. Em 1976, ele não se elegeu a vereador pelo MDB em São José dos Pinhais (14 km de Curitiba). (Thomas Traumann)

Texto Anterior: Brizola acha união da centro-esquerda difícil
Próximo Texto: Governador do Pará critica Pedro Simon
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.