São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genética sugere que homem veio ao Novo Mundo há 30 mil anos

MARCELO LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A teoria tradicional de que o homem chegou à América há menos de 13 mil anos acaba de sofrer um novo abalo, na forma de segredos guardados no fundo das células dos índios de hoje. O homem que reconstituiu parte dessa saga genética se chama Antonio Torroni. Ele propôs o recuo da data para pelo menos 29 mil anos atrás.
Torroni, 32, italiano de Roma, trabalha na Universidade de Emory (Geórgia, sul dos EUA). Ele pesquisa o relógio molecular que existe no DNA das microusinas de energia das células, as mitocôndrias.
Analisando as diferenças no DNA de 25 tribos do Alasca à Argentina, como os ianomâmis, Torroni estima que a migração desde a Sibéria aconteceu entre 22 mil e 29 mil anos atrás. "O DNA mitocondrial é muito bom para isso, porque evolui muito depressa", disse Torroni por telefone.

Texto Anterior: Vírus de leucemia mascara ação do HIV
Próximo Texto: Robô espacial faz filme de interior de pirâmide; Fumo causa câncer de cólon, dizem estudos; Temperatura mundial em 1993 foi mais alta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.