São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lucena falta a sessões do Congresso revisor

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Congresso revisor, senador Humberto Lucena (PMDB-PB), só participou de seis das 18 sessões da revisão constitucional. Lucena, que quer punir os parlamentares que faltam às sessões, participou de apenas um terço do processo de revisão. Quando presidiu o Congresso constituinte, o deputado Ulysses Guimarães esteve presente em todas as sessões.
Os regimentos do Senado e da Câmara determinam que os parlamentares têm que estar presentes em dois terços das sessões. Faltas superiores a um terço das sessões podem terminar em cassação.
Se fossem levadas em consideração apenas as sessões da revisão, mais da metade do Congresso teria perdido seu mandato. Apenas dez deputados e dois senadores participaram de 12 ou mais sessões.
Alguns parlamentares estrearam no plenário do Congresso revisor anteontem. É o caso dos deputados Francisco Diógenes (PPR-AC), Raul Belém (PP-MG), Fábio Feldmann (PSDB-SP) e Wagner Rossi (PMDB-SP). No Senado, os estreantes são os senadores Júlio Campos (PFL-MT) e o ex-ministro Hugo Napoleão (PFL-PI), que reassumiu sua cadeira em dezembro mas só voltou a atuar em janeiro.
Levantamento da Folha revela que 24 deputados e seis senadores não participaram de nenhuma sessão da revisão até anteontem. Dos 503 deputados, 34 participaram de apenas uma sessão. Dos 81 senadores, 14 só foram em uma sessão.
O senador Humberto Lucena, disse à Folha que não participa das sessões da revisão que não são deliberativas. "Não sou um senador qualquer. Sou o presidente do Senado, do Congresso e da revisão. Tenho muitos assuntos a tratar."
Lucena afirmou que vai comparecer mais às sessões a partir deste mês, quando espera que as votações aconteçam. Os deputados Fábio Feldmann e Raul Belém disseram que não têm o costume de marcar a presença.

Texto Anterior: Relator quer alterar bancadas
Próximo Texto: Zezé pode se apresentar até segunda-feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.