São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça dicas para obter vantagens na hora de pagar

DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de entrar em desespero com a correção diária da UFM (Unidade Fiscal do Município) faça as contas para descobrir a forma mais vantajosa de pagar o imposto. É preciso levar em conta não só possíveis economias, mas, dependo do valor, avaliar a forma mais cômoda de pagar. Parcelar o imposto e ficar obrigado a ir todo mês ao banco pode não compensar. É o conselho do economista e professor de matemática finaceira, José Dutra Vieira Sobrinho.
O primeiro passo é ficar atento à data de vencimento da sua parcela. A multa para imposto atrasado é de 20%, mais juro de 1% ao mês.
Além de ficar atento às datas de vencimento, veja algumas dicas que podem ajudá-lo a economizar.
1) A UFM-D varia de acordo com o IPC da Fipe (Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas da USP) do mês anterior.
2) O índice é prefixado. Por exemplo, a UFM-D de fevereiro vai ter variação máxima de 40.9%, que é o igual ao IPC de janeiro.
3) A partir do dia 5 de cada mês, a prefeitura deve ter as tabela com a UFM-D de todos os dias do mês publicada nos jornais.
4) Se o contribuinte conseguir uma aplicação finaceira que resulte em rendimento líquido maior que a variação da UFM, entre o período que tiver o dinheiro disponível até o vencimento da parcela, deve optar pela aplicação.
A justificativa da prefeitura para criar a UFM-D é que a antiga forma, com correção mensal, era injusta ao permitir àqueles com dinheiro sobrando antecipar o pagamento por um valor defasado, prejudicando a arrecadação.

Texto Anterior: Imposto de 92 está na Justiça
Próximo Texto: Disque-IPTU começa hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.