São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

FHC quer capital na produção

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, disse ontem que quer redirecionar os investimentos estrangeiros, hoje concentrados no mercado financeiro por causa dos juros altos. "Queremos destinar esses recursos à produção", disse FHC a representantes de 15 empresas norte-americanas e européias que operam no país e foram a FHC pedir explicações sobre o plano de estabilização.
FHC também se mostrou preocupado com o risco que as reservas cambiais de mais de US$ 30 bilhões representam para a expansão da base monetária e, consequentemente, para o controle da inflação. O governo emite cruzeiros reais para lastrear os recursos externos que ingressam no país, que aumentaram significativamente nos últimos anos. FHC não disse se o governo pretende tomar alguma medida para diminuir esse risco.
Os investidores saíram satisfeitos com a exposição de FHC. "Continuamos otimistas porque o Brasil está encontrando seu caminho", disse Jean Vandewalle, da Aliança Capital de Nova York. FHC falou que aguarda a aprovação do ajuste fiscal para adotar a URV como indexador e depois transformá-la em moeda. Ele afirmou que o programa de privatização ganhará impulso em 94.

Texto Anterior: Parte da equipe quer 'pular' fase da URV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.