São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Investigação vai revelar fraude na venda de açúcar

DA FOLHA NORTE

A Procuradoria da República e a Polícia Federal terminam na próxima semana a montagem de um mapa mostrando como funcionavam o "esquema do açúcar-papel", em que há suspeitas de envolvimento de usinas beneficiadoras do Estado de São Paulo, a maioria da região de Rio Preto. De acordo com o procurador Paulo Thadeu Gomes da Silva, 29, o mapa vai revelar como funcionava a venda fraudulenta de açúcar a "empresas-fantasmas" da Zona Franca de Manaus.
Usineiros são acusados de emitir notas frias registrando vendas fictícias de açúcar a empresas da zona franca, com isenção de ICMS e IPI. O estratagema tinha como objetivo evitar o recolhimento de impostos.
Na verdade, o açúcar era vendido clandestinamente em Estados em que não há isenção. Os usineiros que forem apontados culpados serão considerados sonegadores de impostos e formadores de quadrilha, podendo ser punidos com até dez anos de prisão. As investigações não tem data para terminar.
Segundo o procurador, não há estimativas do volume de impostos sonegado, nem quantas empresas praticaram a fraude. Ele disse que estão sendo investigadas notas fiscais emitidas nos últimos cinco anos por 74 usinas paulistas. As investigações estão sendo comandadas pelo delegado José Nazareno Rodrigues, de Rio Preto.

Texto Anterior: País confunde investidor estrangeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.