São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mapa da mina

CARLOS SARLI

Quantas vezes você já chegou a uma praia sem uma única pegada, a não ser de siris e gaivotas? Não vale considerar a praia das Pitangueiras, no Guarujá, depois de uma noite chuvosa ou de ventania.
O fascínio pelo isolamento, pela exclusividade, habita em todas pessoas. Chegar a uma praia e ter a impressão, ainda que falsa, de ser o primeiro a pisar naquelas areias, causa uma ótima sensação de prazer. Entre os surfistas, esse prazer é multiplicado quando boas ondas estão quebrando.
Esses lugares descolados –"secrets", na gíria dos surfistas– são cada vez mais raros, a menos que você viaje muito e para longe. É claro que o que é "secret" para alguns, é habitual para outros. É muito comum também um lugar convencional se tornar "secret" em certas condições especiais de ondulação e ventos.
Mesmo aqueles habituados com o crowd, que gostam de se destacar na multidão, sempre que possível buscam a tranquilidade de dividir boas ondas com poucos amigos. Nos últimos tempos, a exploração do litoral e o aumento de surfistas na água limita essa possibilidade, especialmente nos finais de semana.
A primeira vez que experimentei a descoberta de um pico, houve toda uma preparação para a aventura. Observar as condições, dormir cedo na noite anterior, preparar um lanche. Após uma boa caminhada, lá estava a praia e as ondas só para nós –eu e dois amigos. Encontramos o mapa da mina. Há muito tempo não volto lá e sei que, mesmo sendo muito próximo da maior cidade do litoral paulista, esse local continua o mesmo. Só que muito mais frequentado. Para quem está querendo saber, essa praia fica atrás de uma pedreira.
Além do prazer das ondas, rola também o lance de você se sentir como o mais esperto. "Enquanto todos os surfistas estão aqui, eu o meu amigo pegamos um pico demais. Só ele e eu." É claro que lá estava melhor. Também, quem vai contestar? Não havia mais ninguém...
Estou com Manuel Bandeira e não abro:
"Vou-me embora prá Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Terei as mulheres que quero
Na cama que escolherei"

Texto Anterior: Alvinegro vê a volta do Rivaldo pródigo
Próximo Texto: Corinthians acerta com o Mogi e recupera Rivaldo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.