São Paulo, quinta-feira, 3 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relatório russo pede planejamento estatal

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um grupo de assessores do governo russo divulgou ontem relatório condenando a terapia de choque para a transição ao capitalismo e pedindo a volta do planejamento estatal de estilo socialista. De acordo com o relatório, a sociedade russa já pagou "um preço alto demais" pelas reformas.
Último reformista radical no governo russo, o vice-primeiro-ministro Anatoli Tchubais criticou o relatório, dizendo que suas propostas são "completamente absurdas e irresponsáveis". "Não acho que haja qualquer coisa que mereça discussão séria pelo governo", afirmou.
Encarregado das privatizações, Tchubais também disse que haverá uma catástrofe caso a inflação continue alta. A inflação russa subiu de 12% para 22% entre dezembro de 1993 e janeiro deste ano.
Leonid Abalkin, Stanislav Chatalin e Nikolai Petrakov, ex-assessores do último presidente soviético, Mikhail Gorbatchov, foram encarregados pelo gabinete de preparar o relatório. Os três sempre defenderam um papel mais importante para o Estado na economia.

Texto Anterior: Coréia preocupa Defesa dos EUA
Próximo Texto: Caldera assume e tenta pacificar os militares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.