São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Políticos de esquerda explicam adesão a Maluf

GETÚLIO HANASHIRO; RODOLFO KONDER; WERNER ZULAUF

Políticos de esquerda explicam adesão a Maluf
Em artigo exclusivo, três secretários municipais dizem porque aceitaram o cargo e que têm orgulho dessa decisão
GETÚLIO HANASHIRO
RODOLFO KONDER E
WERNER ZULAUF
. Foi longo o caminho de sonhos que nos trouxe até aqui, primeiro como combatentes do socialismo e da liberdade e, hoje como combatentes da liberdade e da modernização do País. Modernização econômica, social, política e ambiental.
. Se o mundo mudou, se profundas transformações marcaram os últimos dez anos, em especial os úlltimos cinco anos, nada mais natural e lógico que se transformassem também as idéias, os conceitos e as posturas que trazíamos nos anos 60, nos anos 70 e mesmo na década dos 80, quando em grande medida terminou o Século 20. A luta por sociedades mais justas, que continua na ordem-do-dia da humanidade, passa pelo desenvolvimento da economia de mercado, sob controles democráticos e com necessários e realistas contrapesos sociais e condicionamentos ambientais.
. Os grandes desafios do Brasil são as reformas estruturais que nos abram o caminho de um novo ciclo de crescimento não inflacionário, com nossa inserção na nova economia globalizada. O que é de fato estratégico agora é uma revolução educacional, a partir do ensino básico, que nos torne competitivos nessa nova economia e que incorpore a maioria da população aos benefícios do desenvolvimento, com sua nova configuração de desenvolvimento sustentável.
. Para tanto, é indispensável a revisão do Estado gigantesco, cartorial/corporativista e ineficiente, e por isso corrupto e injusto. São necessárias reformas políticas que propiciem transparência e eficiência às instituições democráticas. E é relevante a ação de administradores que aliem visão moderna, coragem de decisão e competência no trato da coisa pública.
. Convidados pelo prefeito Paulo Maluf a integrar seu Secretariado, concluímos que era chegado o momento de decisões desapaixonadas e novas convergências, em sintonia com os novos tempos e as necessidades do presente. Não nos arrependemos de aceitar o convite. Dentro da administração eficiente e basicamente moderna que o prefeito está empreendendo, temos recebido dele consistente apoio às áreas que nos foram confiadas. E as novas composições políticas estimulam reflexões sobre as mudanças, forçam uma revisão indispensável e possibilitam inúmeros avanços que só têm beneficiado a população de São Paulo, num exemplo que se irradia pelo resto do País.
. Nossa presença e nosso trabalho tornaram-se possíveis exatamente porque nos livramos do fardo pesado de conceitos arcaicos, ressentimentos envelhecidos e ódio estéreis. No Brasil moderno que estamos ajudando a construir na Prefeitura de São Paulo, não haverá lugar para quem vaia a diversidade, assalta a controvérsia e alimenta os dinossauros da economia e da política, através da exploração de um corporativismo cada vez mais anti-social e do apelo a uma confrontação que mistura objetivos meramente eleitorais a um maniqueísmo de órfãos inconsoláveis da guerra fria.
. Um ano depois da posse, estamos aqui tranquilos e determinados. Fizemos o que devíamos fazer, o que nossa consciência mandava, com o respaldo de muita gente decente e dos companheiros de jornada inovadora, que estiveram conosco em diversos episódios, como o do lançamento do manifesto "Pelo Futuro de São Paulo". Temos orgulho do trabalho realizado durante 93, como parte de uma equipe de pessoas dinâmicas e dedicadas, sob a liderança do prefeito Paulo Maluf.

Getúlio Hanashiro, deputado estadual, é secretário dos Transportes; Rodolfo Konder, jornalista, é secretário da Cultura; Werner Zulauf, ambientalista, é secretário do Verde e do Meio Ambiente, da Prefeitura de São Paulo.

Transcrito do Shopping News, edição de 30 de janeiro de 1994.

Texto Anterior: Congresso aprova MP que limita salário dos servidores
Próximo Texto: Não há mais o que negociar, diz FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.