São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
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Manual de defesa do eleitor jovem mostra sutilezas do jogo eleitoral

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pela primeira vez no Brasil será lançado um manual de defesa do eleitor, destinado a ser discutido em sala de aula. "Como não ser enganado nas eleições", editado pela Ática, revela os mais variados truques utilizados por candidatos para atrair o voto. Será mostrada toda a sofisticação do marketing aplicado nas disputas eleitorais.
O projeto é patrocinado pela Associação de Escolas Particulares, que estimula experiências pedagógicas em São Paulo. Uma delas é o aprendizado da cidadania, utilizando material ligado ao cotidiano do aluno. Toda a renda será revertida para aquisição de livros para as escolas públicas.
A proposta é que o texto seja didático, leve e bem-humorado, visando estimular o interesse dos jovens pelas eleições. O texto básico é do jornalista Gilberto Dimenstein, diretor da sucursal da Folha em Brasília. Através de casos concretos, ele mostra as armadilhas e manipulações para o eleitor.
O livro traz a colaboração através de artigos de especialistas de diversas áreas. Washington Olivetto escreve sobre o uso da publicidade nas eleições. Carlos Brickmann conta sua experiência como ex-assessor de Maluf. Boris Casoy dá dicas sobre as que o eleitor deve tomar. Bolivar Lamounier conta como candidatos exploram o descrédito das instituições.
A ombudsman da Folha, Júnia Nogueira de Sá, comenta sobre a imprensa e as eleições; Nelson de Sá, também da Folha, fala sobre os candidatos e a televisão. Carlos Heitor Cony discute a evolução de candidatos à Presidência. Gustavo Venturi, diretor de operações do Datafolha, mostra a influência das pesquisas de opinião.

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