São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF 'caça' americano por contrabando

de madeira

ANDRÉ LOZANO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) descobriu o nome do norte-americano acusado de estar contrabandeando madeiras nobres do Amazonas para os EUA. Thomas David Hootman está, agora, sendo procurado em todo o Estado pela Polícia Federal.
O Ibama apreendeu anteontem 108 m3 de madeira, avaliados em CR$ 100 milhões, que seriam exportados ilegalmente para o Texas (EUA) via Santarém (PA) e o Caribe na forma de dormentes para trilhos. O chefe de fiscalização do Ibama, José Leland, declarou que o órgão tenta levantar o endereço da empresa receptadora da mercadoria. Uma remessa inicial da madeira foi descoberta por fiscais do Ibama quando investigaram o navio Yoicri Casp, no rio Negro.
O superintendente da PF no Amazonas, delegado Mauro Spósito, disse que ainda não tem pistas do norte-americano. "Investigamos um suposto sócio de Hootman, que seria brasileiro", disse.
O delegado afirmou que a autuação feita pelo Ibama vale como laudo pericial da tentativa de contrabando da madeira. (AL)

Texto Anterior: Cidade amanhece com mil cães mortos
Próximo Texto: Favelado põe fogo em 5 barracos de Manaus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.