São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Some em SC cápsula de material radiativo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Uma cápsula do elemento radioativo desapareceu em Santa Catarina após o acidente com um caminhão na rodovia BR-101, próximo Enseada do Brito, a 30 km de Florianópolis. O amerício 241 estava em um dos pára-raios transportados como "descarte" à Comissão Nacional de Energia Nuclear.
O chefe do Plantão de Acidentes Reclamações Ecológicas da Fatma (Fundação de Amparo à Tecnologia e ao Meio Ambiente), Domingos Alberto Rocco, 54, diz que o amerício 241 é de baixa radiação, mas se torna perigoso em contato direto, podendo causar câncer ou leucemia. O acidente aconteceu no último domingo. Junto com cinco pára-raios, o caminhão da transportadora Rodoviário Itaipu levava 500 quilos de hidrossulfito de sódio, usado na indústria química. O hidrossulfito de sódio entrou em combustão com a umidade do ar e o resto da carga foi saqueado por moradores das imediações. Quatro dos cinco pára-raios foram devolvidos depois que os técnicos da Fatma alertaram para o perigo.

Texto Anterior: Favelado põe fogo em 5 barracos de Manaus
Próximo Texto: Justiça condena mãe por tirar filha da escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.