São Paulo, sexta-feira, 4 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha volta a receber turistas de um dia

PAULO HENRIQUE BRAGA
DA AGÊNCIA FOLHA

Ilha volta areceber turistas de um dia
Uma decisão do administrador-geral de Fernando de Noronha, Domício Cordeiro, suspendeu a ida de turistas de um dia para a ilha nos dias 1º e 2 de fevereiro. Segundo Cordeiro, os turistas que adquiriram o chamado pacote "Noronha de Sol a Sol" não puderam visitar a ilha porque um acordo, que teria sido firmado entre os operadores de turismo e o governo, só era válido até 31 de janeiro. Com um novo acordo, as operadoras voltaram a incluir Fernando de Noronha nos roteiros de um dia.
Francisco Emanuel de Castro, diretor da RN Turismo, disse que ele e mais dois grandes operadores de turismo de Natal se reuniram na última terça-feira com Cordeiro e fizeram um "acordo de cavalheiros" para retomar a ida de turistas de um dia para a ilha.
A Folha teve acesso ao despacho do administrador de Fernando de Noronha, datado de 27 de janeiro, que determina que "a partir de 10 de fevereiro nenhuma programação turísitica poderá ser realizada sem o prévio conhecimento da Administração". Com o documento, o administrar se reserva o direito de vetar ou autorizar qualquer de tipo de pacote turístico.
Elisabete Mendes Moura, que agencia viagens para a ilha desde outubro de 93, disse que não tinha conhecimento de um acordo estabelecendo prazo de vigência da autorização para que os turistas de um dia pudessem visitar o local. "Não se pode proibir brasileiros de visitar seu próprio país", disse.
Castro afirmou que 90 pessoas deixaram de visitar Fernando de Noronha nos dois dias em que o pacote foi suspenso. As agências devolveram o dinheiro aos turistas. Cada pacote é vendido hoje a CR$ 110 mil. Ele disse que irá à ilha no dia 11 para formalizar o acordo com o administrador Cordeiro.
Cordeiro disse que um dos motivos para proibição temporária da operação foi que os turistas de um dia não estavam recebendo "instruções ambientais". A partir de agora eles terão que assistir uma palestra antes de iniciarem a visita.

Texto Anterior: Gueri-Gueri desfila no sábado em São Paulo
Próximo Texto: Lixo industrial do Tietê acaba este ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.